CRIAÇÃO DO BRASÃO ESCOLAR

BRASÃO ESCOLAR


ANTIGO


                                                               ATUAL


No segundo semestre letivo de 2019, a gestão escolar da E. E. Prof. João Domingos Madeira, percebendo a necessidade de ampliar o sentimento de pertencimento e de identidade dos alunos à escola, verificou que o uniforme escolar era uma camiseta branca simples com um brasão somente em forma de escudo com o nome da escola. Dessa maneira, com o apoio do grêmio estudantil e do Profº. Vinicius Camolezi Gallo foi lançado um concurso de desenho para renovação do brasão e do uniforme escolar, bem como para a escolha de uma mascote para a escola. Diante do desafio lançado, alguns alunos criaram inúmeros desenhos que foram selecionados pela equipe docente. O trabalho que mais se destacou foi do aluno Jared José Amorim do 6º ano do Ensino Fundamental, pois representava a comunidade escolar e os ideais de educação da instituição de ensino. Dessa maneira, a mascote escolhida foi uma coruja coroada que recebeu o nome de E.D.A. (Educação, Dignidade e Ação) lema que tradicionalmente já fazia parte dos objetivos da instituição de ensino desde 20 de outubro de 1981 quando esta passou a se chamar E.E.P.G. Profº. João Domingos Madeira.
 





A arte foi aperfeiçoada pelo autor com a orientação do professor para se alinhar à proposta do brasão escolar. Após a revisão, o desenho final passou por uma por uma transformação em imagem digital e, em seguida, disponibilizada para a confecção dos novos uniformes escolares.




SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS NO BRASÃO ESCOLAR:

 

CORUJA: Símbolo que representa a Pedagogia, a mãe coroada de todas as Licenciaturas, que agrega os saberes de Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Tecnologias. Elaborada no estilo de desenho tribal demonstra a força e a garra de cada integrante da comunidade escolar em busca de seu crescimento pessoal.

 

COROA: Representa a comunidade escolar com o atendimento às famílias de toda a Região Norte da cidade de Bebedouro/SP, que constantemente cresce em número de habitantes, em desenvolvimento comercial, econômico e social, representando ¼ da população da cidade.

 

ESCUDO: Além do significado de proteção às crianças, adolescentes e jovens, representa o quanto a escola acolhe e respeita as diferenças e os diferentes. Local honrado de ensino e aprendizagem de forma democrática e participativa, como também espaço de valorização da diversidade cultural.

 

SOBRESCUDO: Pequeno escudo central que enaltece o nome da mascote (E.D.A.) Educação, Dignidade e Ação que são os três objetivos da instituição de ensino: Educação: oferecer conhecimentos de qualidade que possam subsidiar os indivíduos para a vida e em suas escolhas futuras.

Dignidade: formar cidadãos críticos com consciência do próprio valor, que conheçam e reivindiquem seus direitos, mas, sem esquecer-se de cumprir seus deveres em colaboração e cooperação com a coletividade. Ação: despertar os sujeitos à proatividade em relação ao mundo do trabalho: assumir responsabilidades, tomar decisões, antever situações problema, estabelecer metas, realizar projetos, inovar e ter espírito de equipe.

 

CADERNO: Traduz as diferentes formas de registrar a história da instituição escolar e o quanto através do tempo vem contribuindo com a educação. Relembra cada servidor público que pela escola se doou para que a qualidade de ensino e aprendizagem fosse oferecida. Resgata todos os alunos egressos que obtiveram sucesso profissional cuja formação se deu nesta unidade escolar.

 

LÁPIS: Aponta para a importância do “fazer” no processo educacional, reafirmando que a teoria tem que estar vinculada com a prática. Não existe aprendizagem sem exercitar o que se aprende.

 

BÚSSOLA: Além de apontar para o Setor Norte da cidade, local onde a instituição está inserida, a bússola traduz a direção, a vontade de seguir em frente, seja na continuidade dos estudos ou em relação à busca profissional, bem como o quanto a escolarização contribui para que sonhos e projetos de vida aconteçam.

MASCOTE: Simboliza a missão e os objetivos da nossa U.E.


Missão:

"Aprender para transformar com educação, dignidade e ação"

OBJETIVOS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor se identifique, Nome completo e "número de telefone" para que possamos responde-los.
Obrigado