VALORES/OBJETIVOS GERAIS: 1. EDUCAÇÃO: oferecer conhecimentos de qualidade que possam subsidiar os indivíduos para a vida e em suas escolhas futuras; 2. DIGINIDADE: formar cidadãos críticos com consciência do próprio valor, que conheçam e reivindiquem seus direitos, mas, sem esquecerem-se de cumprir seus deveres em colaboração e cooperação com a coletividade. 3. AÇÃO: despertar os sujeitos à proatividade em relação ao mundo do trabalho: assumir responsabilidades, tomar decisões, antever situações problema, estabelecer metas, realizar projetos, inovar e ter espírito de equipe. VALORES/OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (Em relação as premissas do PEI) PROTAGONISMO: • Projetos de Vida dos alunos elaborados de forma clara, que possibilitem o acompanhamento da equipe escolar; • Subsidiar alunos proativos em suas pesquisas de campo e bibliográficas; • Incentivo ao desenvolvimento de ações educacionais que partam de ideias e ideais dos alunos, principalmente as que sejam intimamente relacionadas a intervenções positivas junto à comunidade escolar. FORMAÇÃO CONTINUADA: • Por meio dos estudos contínuos, a incorporação dos propósitos do PEI por toda a equipe escolar; • Domínio dos recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar para potencializar o processo de ensino e aprendizagem; • Participação dos servidores nas formações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; • Momentos de estudos e troca de experiências que possam intensificar ações de nivelamento, recuperação, reforço e aprofundamento das aprendizagens. EXCELÊNCIA EM GESTÃO: • Entendimento teórico e utilização prática das ferramentas de gestão do PEI (Plano de Ação / Programa de Ação / Guia de Aprendizagem e Agenda). CORRESPONSABILIDADE: • Envolvimento dos alunos na condução do processo de ensino e aprendizagem, na valorização e conservação do patrimônio, no intuito de desenvolver: vínculo; identidade; estimular o perfil de estudante; a ética e a cidadania dentro e fora da escola; • Engajamento da família no movimento pedagógico da instituição de ensino, prestigiando as atividades curriculares e extracurriculares, nas reuniões de acompanhamento dos resultados educacionais e na tomada de decisões junto à gestão democrática e participativa; • Comprometimento de funcionários, professores e gestores com a implementação dos propósitos do PEI em conformidade com os documentos norteadores, na busca de excelência acadêmica e no reconhecimento do trabalho realizado pela instituição de ensino. REPLICABILIDADE: • Implementar a cultura do registro e socialização das ações educacionais exitosas. | ||||||||||||||||
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